quinta-feira, 3 de junho de 2010

Serviço de motores diesel pequenos.

Descrição do motor diesel pequeno VW 1600. Inspeção visual do estado do motor.
Radiador. Mangueiras. Filtros, correias. Inspeção do filtro de ar. Verificação do motor na parte inferior.
Cárter. Análise básica da fumaça do escapamento. Teste para determinar a causa de sujeira no corpo do filtro de ar. Verificação do nível de óleo no motor. Verificação da pressão de óleo no motor.
Verificação dos aquecedores. Teste da carga da bateria. Teste de compressão.
Análise das condições do motor - Determinação das falhas. Desmontagem do motor. Desmontagem da tampa de válvulas. Desmontagem dos componentes do sistema de distribuição.
Desmontagem do cabeçote - Inspeção visual.
Desmontagem das válvulas - Inspeção. Desmontagem da bomba de injeção.
Desmontagem do radiador. Desmontagem do motor do carro. Inspeção da embreagem. Desmontagem da embreagem. Desmontagem do cárter do motor. Desmontagem da bomba de óleo.
Desmontagem do virabrequim, pistões e bielas. Inspeção e medição dos cilindros. Utilização de instrumentos de medição. Oficina de retífica. Retificação do motor. Inspeção dos selos de água. Outras considerações do sistema de lubrificação e da limpeza do motor. Montagem dos metais do virabrequim.Montagem do virabrequim. Inspeção com fita plastigage da folga entre o metal e o virabrequim.Montagem do conjunto pistão-biela. Inspeção e medição dos componentes.
Inspeção da bomba de óleo. Inspeção da bomba de água.Inspeção da válvula termostática.
Inspeção do cabeçote. Medições. Análise de panes. Medição das molas. Verificação da estanqueidade da válvula. Assentamento de válvulas. Junta do cabeçote. Limpeza dos fios de rosca dos orifícios para parafusos do cabeçote. Montagem da junta.
Seqüência de torque. Regulagem da folga das válvulas. Regulagem do ponto de um motor diesel de 4 cilindros com bomba rotativa. Acerto da posição do eixo de cames. Marcas no volante.
Acerto do ponto da bomba de injeção rotativa. Verificação da folga das válvulas.

Funcionamento do Motor Disel


Funcionamento do Motor Diesel


Descrição. Vantagens e desvantagens. Potência do motor diesel e à gasolina
Combustão e combustível. Detonação. Classificação dos motores diesel. Injeção direta.
Câmara de pré-combustão. Câmara de turbulência. Bloco de cilindros. Cabeçote. Pistão. Engrenagem de distribuição. Correia de distribuição. Lubrificação: óleos, características e classificação.
Filtro de óleo - Radiador de óleo - Intercambiador de calor para óleo de motor.
Especificação dos motores. Taxa de compressão. Torque do motor. Curva de rendimento do motor.
Manutenção. Freqüência dos serviços. Operações de manutenção. Inspeção.
Produtos, peças e operações. Válvula termostática. Controles complementários. Análise de amostras do óleo do motor. Teste de consumo de óleo.
Sistema de alimentação. Combustível.Parâmetros do Diesel na performance da combustão.
Tampa do tanque de combustível. Utilização do combustível de reserva. Tubulação de alimentação e de retorno. Bomba de sangria do ar. Bomba rotativa e linear. Bomba de transferência ou alimentação. Bomba de injeção e tubulação de alimentação. Componentes da bomba de injeção. Regulador.
Sincronizador. Estrangulador. Injetor. Funcionamento e controles. Tipos. Injetores duplos.
Sistema de injeção com coletor de distribuição comum a todos os injetores. Bombas de injeção.
Sistemas de injeção mecânicos. Bomba rotativa ou distribuidor. Composição.
Geração de alta pressão. Regulagem do fluxo. Sincronismo da injeção. Válvula de alimentação.
Funcionamento da bomba. Componentes. Regulador mecânico para bomba injetora VE.
Bomba rotativa tipo DPA - CAV / LUCAS.
Bomba de injeção em linha. Componentes.
Lubrificação da bomba linear. Funcionamento. Movimento alternativo. Movimento rotativo.
Preparação do curso de compressão. Folga entre elemento de atuação e cilindro. Sincronizador automático-centrífugo. Regulador mecânico para bomba linear. Funcionamento no arranque.
Com motor em marcha lenta. Com o acelerador até o fundo.
Com o acelerador até o fundo em altas revoluções. Em máximas RPM. Regulador combinado para bomba linear.
Bombas de injeção - Acerto da injeção. Preparação da bomba. Acerto de uma bomba linear.
Acerto de uma bomba rotativa. Verificação do acerto do momento da injeção.
Método para acertar uma bomba rotativa de motor quatro cilindros quatro tempos.
Regulagem das revoluções mínimas e máximas. Controle da velocidade máxima.
Controle das RPM nas bombas lineares. Outros dispositivos. Avanço manual da injeção com o motor frio. Marcha lenta acelerada com o motor frio. Solenóide de sobre-alimentação. Rotação contrária do motor diesel. Motor elétrico de controle de injeção. Compensador de montanha.

Bomba Injetora

Bomba Injetora é o componente responsável por injetar o combustível no motor para que ocorra a combustão. É um dos itens mais importantes do sistema de alimentação dos veículos com motor diesel.